top of page

Cáseos Amigdalianos


O que são as bolinhas brancas ou amarelas na garganta? Como tratar cáseos amigdalianos? Bolinhas fedidas na garganta? Caseum amigdalianos? São muitas as dúvidas que recebo envolvendo cáseos amigdalianos, uma placa bacteriana formada pela mistura de bactérias bucais, células descamadas, resíduos alimentares, biofilme lingual, saliva e muco, que se forma nas criptas amigdalianas.

Estas bolinhas brancas de cheiro forte e desagradável saem da garganta durante a fala, espirros ou tosse e podem ser inertes ou causar desconforto, irritação, ardência, sensação de que há algo parado na garganta, dor local e na região do ouvido e dificuldades de deglutição.

Os cáseos amigdalianos podem desencadear desordens bucais e sistêmicas, como a amigdalite de repetição, doença periodontal e o aumento do biofilme lingual (saburra). Além disso, a formação de cáseos tem relação com alguns casos de halitose.


Embora este problema afete uma porcentagem significativa de pacientes, o tratamento, não invasivo e conservador, serve apenas para controle da situação. Para isso, a higiene bucal deve ser muito eficiente, com atenção especial para a limpeza da língua, que ajuda a diminuir a carga bacteriana e contribui para diminuir a formação dos cáseos. Além de lavagem nasal, gargarejos com produtos antissépticos e oxigenantes, irrigação das amígdalas e a remoção mecânica dos cáseos que deve ser realizada pelo cirurgião-dentista.

Porém, alguns casos extremos em que a criptólise a laser pode ser indicada ou ainda a intervenção cirúrgica, na qual nós, cirurgiões-dentistas atuamos em parceria com o médico Otorrino.

O mais importante é entender que textos de internet servem apenas como orientação básica e não substituem, em hipótese alguma, a avaliação do profissional.

Então, se você sofre com a formação regular de cáseos amigdalianos, procure o cirurgião-dentista qualificado em halitose. Ele é o profissional indicado para conduzir seu tratamento e ajudá-lo no controle.


Eu sou a Dra. Ana Elisa, desenvolvo o Projeto Cuide do Hálito e sou pós-graduada no tratamento da halitose. Jáfiz todos os cursos recomendados pela Associação Brasileira de halitose, da qual sou membro e diretora executiva. Além disso, sou especialista em periodontia. Será um prazer para mim recebê-lo para uma avaliação.

Ou, se preferir, converse com o cirurgião-dentista de sua confiança. Mas, o mais importante, não adie seu tratamento! Cuide-se mais e viva melhor

541 visualizações0 comentário
bottom of page