top of page

Doenças Periodontais

As doenças periodontais são inflamações crônicas que afetam o entorno dos dentes, atingindo suas estruturas de sustentação como a gengiva, osso de suporte e o ligamento periodontal. As bactérias se alojam formando a placa bacteriana e o cálculo dental (tártaro), formando as bolsas periodontais. Essa inflamação não fica restrita à gengiva, ela afeta todo o organismo.  


Se a doença periodontal não for adequadamente tratada ela pode levar até a perda dos dentes, além de danos irreversíveis à saúde. Inúmeros estudos mostram a relação da Periodontite com outras condições sistêmicas inflamatórias como: as doenças endócrinas (diabetes), doenças cardiovasculares, tabagismo, e gestantes, entre outras condições. 

Saúde da boca e do corpo não se separam. Embora em muitos casos não apresente sintomas, principalmente em casos de pacientes tabagistas, esteja atento para sinais como: sangramento gengival, gengivas vermelhas, inchadas e com alteração de formato. A retração gengival é quando a gengiva se afasta do dente, com presença de pus, existência de cálculos dentais (tártaros). Além disso,  placa bacteriana, mobilidade dentária e hipersensibilidade dental também podem estar presentes.

Nestes casos, procure imediatamente um periodontista para realizar o exame periodontal. Durante o exame, com o auxílio da sonda periodontal, o especialista detecta a presença da doença e consegue avaliar o grau de comprometimento, inclusive em gengivas que parecem saudáveis. O exame periodontal, junto aos outros exames de saúde, irão permitir que o profissional chegue ao seu diagnóstico periodontal: Gengiva saudável, Gengivite ou Periodontite. 

A presença das doenças periodontais é a segunda causa principal de mau hálito ou halitose. As bactérias associadas à gengivite ou periodontite produzem os compostos sulfurados voláteis e os compostos orgânicos voláteis, responsáveis pela halitose e também estão associadas ao excesso de formação de saburra lingual.

​O exame periodontal é de extrema importância, tanto no diagnóstico das doenças gengivais como no diagnóstico de halitose. A dra. Ana Elisa está qualificada para lhe oferecer o melhor tratamento nos dois casos.
 

 Tratamento e manutenção 

2.webp

GENGIVITE

Marca o estágio inicial da doença periodontal e precisa ser tratada imediatamente para não evoluir. O principal sintoma é o sangramento que pode acontecer quando a gengiva é tocada. Nesse estágio, a placa bacteriana e o cálculo dental (tártaro) inflamam a gengiva, que começa a apresentar inchaço e vermelhidão. 
O mau hálito é bem frequente nesses casos.

1.webp

PERIODONTITE

Fase crítica, porque as consequências se agravam e acontece o rompimento das fibras que unem gengiva, dente e osso de suporte formando a bolsa periodontal. Nessa fase, a destruição dos tecidos ósseos adjacentes é significativa e os dentes podem começar a apresentar mobilidade.
O m
au hálito é bem frequente nesses casos.

bottom of page